top of page

De um canal no Youtube chamado Sigamos No Caminho Do Bem, criado em 2020, até a SIGAMOS!: uma evolução que se mistura com a trajetória pessoal e profissional de Laura Magalhães.



Um sonho antigo de passar uma mensagem para o mundo se transformou em realidade em 2020. A Sigamos Caminho Do Bem foi criada por meio de um canal no YouTube em fevereiro daquele ano como uma proposta sobre como sensibilizar pessoas à construção de um caminho de transformação para o bem por meio da sustentabilidade.


Com o objetivo de propor uma mudança de pensamentos e atitudes pessoais e coletivos sobre temas relacionados ao meio ambiente, por meio de uma educação ambiental crítica e participativa, Laura começou com o canal e foi muito além, com investigações e interações internacionais, nas quais foi possível adquirir novos olhares para novas experiências.

Antes de falar sobre elas, porém, é importante voltar alguns anos no tempo...Laura Magalhães nasceu em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ, Brasil. Fez graduação em Direito na Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ e, em 2012, foi iniciada a transição para sua vocação: a educação para a sustentabilidade. O primeiro contato acadêmico com os temas ambientais foi com a pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em convênio com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Depois, o Mestrado em Direito e Políticas Públicas na UNIRIO abriu-lhe os olhos para as políticas ambientais, em especial para as voltadas à educação ambiental. Tanto que isso rendeu a publicação do livro "Derecho a la Educación Ambiental" (versão espanhola da dissertação, publicada em 2019 pelo Editorial Círculo Rojo), sendo depois publicada uma versão atualizada e traduzida para a língua portuguesa pela editora Engenho das Letras, em 2021.

Em 2017, com a aprovação em primeiro lugar para o Doutorado em Direito na Universidade Federal Fluminense, na linha de Urbanismo e Meio Ambiente, Laura quis alçar voos ainda maiores. Graças ao doutorado, hoje ela vive na Espanha, na sua amada Ourense, em Galicia.

Na Espanha ela também fez um mestrado em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Universidad del País Vasco (Bilbao), em convênio com a Cátedra de Educação Ambiental da UNESCO, tendo apresentado como dissertação uma proposta de AGENDA 2030 ESCOLAR, que recebeu menção de excelência e foi indicada a dois prêmios internacionais. Finalmente, em dezembro de 2020, Laura concluiu seu doutorado na UFF.

Assim, fechando um fundamental ciclo acadêmico que, desde 2015, vem sendo associado à prática em consultoria jurídica ambiental, por meio de projetos relacionados a auditorias, revisão de estudos ambientais, pareceres jurídicos e trabalhos em campo, agora chegou a hora de levar todo esse conhecimento para o mundo!

Tais experiências profissionais também a levaram a ser, atualmente, consultora ambiental internacional de uma grande empresa de Madri.

Desde 2021, portanto, consolidada na Espanha, mas sem deixar de contribuir para o seu país, Laura criou a SIGAMOS! para compartilhar todos os conhecimentos e experiências não só no Brasil, mas também em Portugal e na Espanha. E, em breve, outros países serão envolvidos e outras redes serão construídas. Afinal, Laura e SIGAMOS! são uma só inspiração no sentido de que todas as pessoas e instituições possam crescer juntas, por meio da sustentabilidade.

Tem-se, desse modo, o início de uma transformação pessoal e profissional, rumo à consolidação de seu verdadeiro propósito: conduzir, educar, vocacionar, orientar e transformar pessoas e instituições a que elas mesmas encontrem seus caminhos sustentáveis.


bottom of page