logo-ods.png
AGENDA 2030 SIGAMOS!
A SIGAMOS! tem sua própria Agenda 2030 Institucional, que contempla as suas políticas de RSC (Responsabilidade Social Corporativa) e seu Centro de I+D+I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação).
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto_edited.jpg
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto_edited.png
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto_edited.jpg
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto_edited.jpg
É importante ter clara a atuação transversal da SIGAMOS! na aplicação prática de todos os ODS, por meio das consultorias que realiza junto a pessoas e instituições, no Brasil, em Portugal e Espanha.
Conheça as ações da SIGAMOS para cada um dos ODS priorizados:
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto_edited.jpg
O ODS 4 OBJETIVA
“Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos “
A SIGAMOS! se destaca pela promoção, principalmente, da meta 4.7 da Agenda Global, que prevê
“Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”.
Além disso, a SIGAMOS! tem como missão ser um centro de referência em investigação, desenvolvimento e inovação (I+D+I) no campo da GESTÃO SUSTENTÁVEL. Confira a linha do tempo das ações já desenvolvidas por nossa fundadora e diretora executiva, bem como o que se projeta para o futuro a curso prazo:
2017
Laura Magalhães cria o grupo de investigação “Direitos Humanos, Saneamento Básico e Meio Ambiente” com o alunado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Como resultados, participação de eventos nacionais e internacionais e diversas publicações, dentre as quais se destaca a obra Direitos Humanos, Saneamento Básico e Meio Ambiente: um panorama sobre suas interfaces nos 30 anos do direito ambiental constitucional (In: Meio Ambiente: Perspectivas jurídicas - Do nacional ao Global - Volume 2. 1 ed. Belo Horizonte: Arraes, 2018, v.2, p. 103-121.  ISBN: 9788582384824. 
2018
Laura Magalhães inicia sua atuação na Espanha, com uma bolsa de estudos para uma estância de investigação de um ano na Faculdade de Direito da Universidade de Vigo, Campus de Ourense. Dessa experiência resultaram sua tese doutoral sobre urbanismo e meio ambiente e a realização de cursos e palestras em várias instituições da Península Ibérica, como a Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona do Porto, Universidade de Salamanca e Universidade Complutense de Madrid. Todas as suas intervenções estão centradas em modelos de gestão ambiental e resultaram no convite do Instituto Gilvan Hansen (IGH) para coordenar a linha de pesquisa “Ética, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável desde a Perspectiva Discursiva”.
2019
Laura Magalhães ingressa no curso de mestrado em Meio ambiente, Sustentabilidade e ODS da Universidade do País Vasco, em parceria com a Cátedra de Educação Ambiental da UNESCO. Além disso, inicia uma ação voluntária de educação para a sustentabilidade com uma escola de Brasília, além de uma experiência de investigação e práticas com a Cooperativa galega SomosTerra. Dessas intervenções resultaram publicações sobre a inclusão de pessoas com deficiência, energias renováveis, educação ambiental e aplicação da Agenda 2030. Como Marco deste ano de investigação, destaca-se o lançamento do livro “Derecho a la Educación Ambiental: una referencia teórica, legislativa y práctica en Brasil”. 
2020
2021
Laura Magalhães finaliza sua tese doutoral com o tema “Regulação jurídica para uma gestão integrada e sustentável do urbanismo e meio ambiente no Brasil à luz do direito comparado espanhol” e finaliza o seu mestrado realizado na UPV com o tema “Programa Agenda 2030 Escolar: una propuesta para Terra Chá (Galicia). Também neste ano Laura Funda a SIGAMOS! no Brasil, com experiências profissionais de aplicação de seus métodos científicos em instituições de âmbito público e privado. Este trabalho tem seguimento em 2021, em que se destaca a realização de duas edições Seminário Internacional sobre Democracia, Cidadania e Estado de Direito (SIDeCiED), em que Laura coordena grupos de trabalho sobre meio ambiente e sustentabilidade.
2022
Ano em que a SIGAMOS! é criada na Espanha, já com o perfil de um centro de investigação, com sua sede instalada no parque tecnológico da Galícia. Neste ano está em curso o desenvolvimento de formações, com metodologia própria, de aplicação dos ODS para educadores e empreendedores. Além disso, Laura Magalhães segue com sua proposta dentro do instituto Gilvan Hansen (IGH) investigação de alternativas de gestão sustentável baseadas na Agenda 2030 e outros estândares internacionais, como o GRI e os índices ESG, principalmente voltadas para a sustentabilidade corporativa. Neste âmbito, Laura Magalhães pretende, ainda este ano, estruturar suas bases quantitativas e qualitativas para o seu projeto de pós-doutorado, que trata sobre as possibilidades de aplicação da sustentabilidade corporativa como solução de enfrentamento de crises, principalmente no período pós pandemia. 

Para o ano de 2023, a SIGAMOS! pretende oferecer práticas ao alunado da Universidade de Vigo, principalmente sobre os temas transversais da sustentabilidade, com especial ênfase para a educação de qualidade.

Finalmente, dentro do Parque tecnológico da Galícia, A SIGAMOS! quer estabelecer novas parcerias para a democratização do acesso ao conhecimento sobre a sustentabilidade corporativa e neste âmbito convida a todas as pessoas com perfil investigador a integrar um time em busca de soluções coletivas para a aplicação prática da sustentabilidade, pode não só no âmbito empresarial, mas também para toda a sociedade.

 
 
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto_edited.jpg
O ODS 5 OBJETIVA
“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.
Dentro do ODS 5, a SIGAMOS! vem desenvolvendo trabalhos voluntários com a instituição sem ânimo de lucro “MÃE INSTITUTO”, uma ONG que atua em São Paulo e em Goiânia, cujas ações envolvem a educação para uma cultura de paz, dentro de diversas frentes de trabalho. Dentre elas, destaca-se o apoio de Laura Magalhães a ações de empoderamento, aconselhamento e recolocação profissionais de mulheres vítimas de violência, além de projetos de educação para a sustentabilidade, que engloba ações internas e externas, como “lives” no Instagram.

Finalmente, reforçando o caráter de transversalidade dos ODS, a SIGAMOS! também promove a igualdade de gênero ao formar e conscientizar para a sustentabilidade corporativa, especialmente dentro da formulação participativa de políticas de igualdade e diversidade.
 
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto_edited.png
O ODS 16 OBJETIVA
“Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis”.
Este ODS resume um dos propósitos da SIGAMOS! e de suas parcerias: ao promover uma cultura de paz, justiça e direitos humanos por meio da educação para a sustentabilidade, contribuímos para a construção de políticas voltadas para esse fim e a estabilidade das instituições com as quais se relaciona, seja por uma postura ética e transparente, seja com a preocupação de que toda a sua cadeia de valor também faça o mesmo. 
Desse modo, o ODS 16 é retratado, nas ações da SIGAMOS!, por meio de sua Política Anticorrupção e Antissuborno, além do seu Código de Ética e Conduta Empresarial não só no âmbito interno, mas também para toda a sua cadeia de valor ou Stakekholders, bem como em sua Política de Direitos Humanos.
Finalmente, por meio do seu compromisso com a transparência, a SIGAMOS! está em fase final de elaboração do Informe de Progresso do Pacto Global da ONU (Rede Brasil), além de comunicar todas as suas ações nas suas redes sociais.
 
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto_edited.jpg
O ODS 17 OBJETIVA
“Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”
O ODS 17, que traz as parcerias e meios de implementação, envolve todas as ações colaborativas da SIGAMOS!, sendo sua essência desde o nascimento no Brasil, com parcerias consolidadas com o Mãe Instituto e a Entidade Ambientalista Onda Verde, e que vem se consolidando em ações internacionais de promoção da educação para a sustentabilidade, principalmente na Península Ibérica e na América Latina.
Além disso, neste ano de 2022 foi firmada uma importante parceria com a SB Sustainable Solutions para a oferta de softwares de aplicação dos índices ESG na Espanha e estão previstos novos desenhos institucionais, seja com a Cátedra da Agenda 2030 na América Latina coordenada, dentre outras instituições, pela UNIJUÍ, além da participação de Laura Magalhães na Rede Internacional de Biomimética (Biomimesis RI3 NETWORK). 
Finalmente, firmamos a recente colaboração com a Saber Gestão para uma série de ações e cursos voltados à prática dos ODS, para educadores e empreendedores, e com a empresa WorldLex, para a gestão do cumprimento legal nos âmbitos ambientais e de saúde e segurança.